DICAS PARA VOLTAR A ROTINA ALIMENTAR SAUDÁVEL DEPOIS DO CARNAVAL

Carnaval acabou, deu tempo de curtir muito, extravasou na bebida e comeu a vontade, afinal é carnaval mesmo então é permitido.

Mas depois de quatro dias de folia ou descanso, é hora de voltar  a rotina e finalmente começar o ano (já que para alguns o ano só começa depois do carnaval), é hora de jogar por terra todos os quilinhos que ganhou e voltar a cuidar da saúde e isso  começa pela alimentação !

É difícil voltar a rotina alimentar saudável,depois desse feriado gostoso. mas para começar a se alimentar de forma equilibrada,não  é necessário fazer grandes sacrifício (é claro que tem que se esforçar), porem isso não precisa ser  uma missão árdua ou algo que te traga tristeza,se isso estiver  acontecendo, pode ter certeza que já começou errado, pois  é possível se alimentar bem e prazerosamente.

E como faz? De onde começar agora?  Separei algumas dicas para ajudar a voltar/ começar a ter hábitos alimentar saudáveis !

  1. Não encare a pratica alimentar saudável como se fosse uma punição,isso só vai prejudicar as coisas e você só vai conseguir seguir por dois meses no máximo.
  2. Não tenha ansiedade,isso pode atrapalhar e faz você desisti, pois os resultados não aparecem da noite para o dia.
  3. Não vá ao supermercado com fome, isso vai evitar que você compre o primeiro biscoito que ver na frente para amenizar a fome.
  4. Tire do armário produtos industrializados ou ultraprocessados e deixe mais a disposição alimentos saudáveis,assim, quando você estiver em casa morrendo de fome, não vai ter bobeira para comer e você terá que comer os alimentos saudáveis disponíveis. #ficadica
  5. Evite comer fora de casa, a maioria dos alimentos encontrados na rua são pouco saudáveis ou as vezes sem nenhum valor nutricional.
  6. Aprenda a comer fora: muitas pessoas mantem uma boa alimentação em casa,mas quando a refeição é fora de casa extravasam e estraga com tudo,então tenham cuidado e selecionem o que comer quando não estiver em casa
  7. Opte por lanches rápidos e fáceis de preparar,assim você economiza tempo.alem disso não se deixe enganar com produtos que se dizem saudáveis, eles tem uma grande quantidade de sódio e açucares e são pouco benéfico a saúde.
  8. Evite pular refeiçoes e não ultrapasse os horários.
  9. Evite fazer a ultima refeição do dia perto de ir dormir ,para não prejudicar a digestão.
  10. Fracione as refeiçoes : Durante o período de uma refeição e outra prefira lanches saudáveis e frutas.
  11. Analise o que você comeu nas últimas semanas, e retire da sua rotina os alimentos que não trazem nenhum beneficio a sua saúde e antes você consumia sem nem ter ideia que ele não é necessário.
  12. Não passe fome: para manter hábitos saudáveis não é preciso  passar fome,se isso estiver acontecendo,pare imediatamente e recomesse da forma correta.
  13. Não se priva,evite. Quando à privação a possibilidade de adquirir bons hábitos reduz bastante.
  14.  Ocupe o seu dia : se manter ocupado,evita com que pense em comida.
  15. De preferência a alimentos com baixo valor calórico e rico em água
  16. Consuma alimentos que  produz sensação de saciedade .assim,quando o efeito saciante passar, já estará na hora de fazer outra refeição
  17. Beba bastante água para hidratar os órgãos e manter o funcionamento ideal dos mesmos.
  18. Tire pelo menos uma hora para praticar exercícios físicos (com a orientação de um profissional )
  19. Evite  bebida alcoólica,além de contribuir para o ganho de peso o seu consumo trás grande risco a saúde,favorecendo o surgimento de doenças.
  20. Não desista,se não conseguiu uma vez tente novamente .
  21. Não deixe virar monotomia, para se alimentar bem não é preciso repetir as mesmas refeiçoes todos os dias.pesquise novas receitas e inove na forma de preparo
  22. Aprenda a mastigar o alimento,a  mastigação cotribui com processo de digestão do alimento.facilitando a absorção dos nutrientes, evitando transtornos com : azia e má digestão , já que chegam pre digeridos no estomago . além disso quando o alimento não é bem mastigado a sensação de saciedade é reduzida, portando o individuo consequentemente irá comer mais e ganhar peso com maior facilidade.
  23. A obesidade causada pela má alimentação,é  basicamente um desequilíbrio com a quantidade de calorias ingeridas e as gastas. Ao ingerir mais energia do que necessário, e essa energia não for gasta o organismo transforma essa quantidade de energia não necessária em deposito de gordura,ocasionando assim o aumento da gordura corporal. Então cuidado em  manter esse equilíbrio.
  24. Procure um nutricionista,ele irá traçar um diagnostico nutricional e a dieta será realizada de acordo com as suas necessidades,além disso ele irá te auxiliar na pratica de hábitos saudáveis.
  25. Nunca pegue dieta de outras pessoas ou retirada da internet.

Essas são algumas dicas para tornar a pratica de hábitos saudáveis mais simples. tenho certeza que seguindo esses passos já será uma grande ajuda. agora é só se dedicar e deixar de lado essa vida sedentária, escolha ser saudável !  Espero que tenham gostado e lembre–se não desiste na primeira tentativa.

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2 comentários sobre “DICAS PARA VOLTAR A ROTINA ALIMENTAR SAUDÁVEL DEPOIS DO CARNAVAL

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